Muitos professores usam o Google Drive como ferramenta exclusiva de armazenamento de arquivos. Entretanto, se esquecem ou desconhecem os perigos que esta prática pode trazer. Isto porque, são inúmeros os motivos que podem te convencer a deixar hoje mesmo de fazer isso.

O Google Drive é um serviço de armazenamento. Nele é possível guardar fotos, vídeos, áudios e documentos. Além disso, ele permite que estes materiais sejam compartilhados com o público. Sendo assim, o professor usa este serviço como forma de ajudar no seu dia-dia. Mas, neste post você vai entender porque não deve mais fazer isso.

Desvantagens de usar o Google Drive

São inúmeras desvantagens de usar o Google Drive. A primeira é que o Drive não é seu. Ele é do Google. Portanto, você não tem total controle sobre ele. Isto significa que se a empresa perceber algo de errado com seu arquivo ela pode tomar medidas drásticas. Isto acontece porque ele pode remover seu arquivo sem falar nada com você antes. 

O Google Drive pode simplesmente deletar todo seu material. Já imaginou ter que perder uma enxurrada de arquivos, trabalhos que levaram horas e dias para serem produzidos?

Além de perder tempo e dinheiro, também perde sua preciosa paciência. Mas, por que o Google Drive pode excluir seus arquivos? Um dos motivos para isto acontecer é que ele pode entender que seu material se trata de algo malicioso. Outro possível motivo é que você pode violar algumas políticas de privacidade do serviço. 

Entretanto, nem sempre o professor haverá se está cumprindo realmente todos os requisitos do Google Drive. Há palavras-chaves ou até mesmo algum tipo de plágio que podem ser cruciais para medidas drásticas. Além de diversos outros motivos.

Professores relatam problemas em armazenar arquivos no Google Drive

Diversos professores relatam os inúmeros prejuízos que tiveram após armazenar seus preciosos arquivos no Google Drive. Alguns deles afirmam que foram dormir e quando acordaram simplesmente notaram que perderam seu conteúdo. 

Sem falar no transtorno de ter que ser removido. Isto porque, muitos professores contam experiências negativas. Alguns até mesmo já tiveram suas contas deletadas porque o Google Drive alegou que violou algum tipo de regra ou política.

Como guardar os arquivos com segurança?

Mas, e agora? Você deve estar se perguntando como deve fazer para guardar seus arquivos com segurança. Não se preocupe. Temos a solução. Uma delas é a criação de uma lojinha digital. É rápida, fácil e prática. De forma simplificada, basta apenas cadastrar o produto na loja, armazenar seu material nela e estabelecer a descrição. Após isto ela ficará acessível para que qualquer cliente possa acessar e finalizar a compra.

Para aqueles professores que têm interesse em não comercializar seus conteúdos, também podem deixar o material disponível na lojinha, de forma gratuita. O usuário interessado neste material apenas baixará o arquivo gratuitamente.

Além disso, há uma outra maneira de guardar seus arquivos de forma segura. Outra possibilidade é a criação de um blog. É algo também rápido e muito prático. Nele você encontrará uma plataforma que pode ser personalizada a seu modo. Também trará mais comodidade para seus leitores e possíveis clientes.

7 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.